O caso João Hélio… A justiça tem agido com ética?

No dia 7 de janeiro de 2007, o Brasil parou..

Um fato estarrecedor ocorrido da cidade do Rio de Janeiro obteve repercussão internacional e abalou a cidade carioca em especial a família do garoto João Hélio, de apenas 6 anos de idade.

O assalto aconteceu na Avenida João Vicente, em Oswaldo Cruz. A mãe do menino João Hélio Fernandes foi rendida ao volante do Corsa Sedan. Ela estava com uma amiga e a filha de 13 anos, que conseguiram sair do carro. Preso ao cinto de segurança, João Hélio não conseguiu sair.

Os bandidos arrancaram com o veículo em alta velocidade, com o menino pendurado.

A falta de policiais nas ruas, facilitou a fuga. Os bandidos andaram sete quilômetros, passando pelos bairros de Oswaldo Cruz, Madureira, Campinho e Cascadura. Demonstrando serem conhecedores da área, os assaltantes abandonaram o carro no final da rua. Certos de que não seriam presos, estacionaram e trancaram o carro antes da fuga. Um advogado que passava pelo local, no momento da fulga dos bandidos avisou à polícia. Pouco depois, a rua foi tomada por policiais.

Cerca de 18 horas depois do crime,policiais prenderam as duas pessoas que teriam roubado o Corsa de Rosa Cristina Fernandes e causado a morte de seu filho João Hélio Fernandes Vieites.

Diego Nascimento da Silva, de 18 anos, e um menor, de 16 anos, foram encontrados, em Madureira. Eles responderão por latrocínio (roubo seguido de morte). A pena para Diego varia entre 20 e 30 anos. O menor, no entanto, só poderá ficar detido por no máximo três anos, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Nos perguntamos: ” A justiça agiu com ética prevendo uma pena, de apenas três anos a um “menor” que propiciou conscientemente a morte de uma criança inocente?”

            Talvez a solução para problemas como esse seja a redução da maioridade penal, mas, é fato que algo tem de ser feito. Não podemos esperar que mais casos com esses aconteçam para tomarmos alguma atitude.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: